Existe um universo de tipos de estampas: floral, listra, poá, xadrez, animal print, tie-dye, abstrata, étnica, geométrica, figurativa … E cada uma delas transmite uma mensagem, refletindo o nosso estilo pessoal, a nossa essência e o nosso momento de vida.
As estampas são grandes aliadas para deixar a produção mais estilosa, bonita e cheia de personalidade! No entanto, o medo de errar ainda impede que muitas pessoas as utilizem, e principalmente que as combinem entre si.
Mas neste post, além de muitas inspirações, eu trouxe dicas incríveis que te ajudarão a perder esse medo, e a aproveitar melhor o seu guarda-roupa. Vem comigo!
1. Se você é iniciante nas estampas, comece por uma destas três opções:
Use-a com uma peça lisa, em uma das cores da estampa ou em uma cor neutra. Se você já se sente um pouco mais segura, escolha a cor da peça lisa fazendo uma das combinações do círculo cromático.
Experimente usar uma peça inteira, como vestidos e macacões, com estampas em tamanhos menores.
Ao invés de usar uma roupa estampada, opte por um acessório (bolsa, cinto, lenço, chapéu, sapatos, óculos …). Eles darão um toque especial a sua produção, enquanto você ganha intimidade com as estampas.
2. Se você já subiu alguns degraus na ousadia, faça um mix! Veja como:
- Repita as cores nas peças, mas com estampas diferentes:
- Use estampas iguais, mas em tamanhos diferentes:
- Use estampas com cores invertidas:
3. Se você já está um pouco mais avançada, ouse!
Abaixo deixo algumas dicas que facilitarão ainda mais a sua combinação:
- Cor! Para combinar estampas, uma dica infalível é que haja cores em comum entre elas. As estampas podem ser diferentes, mas se tiverem ao menos uma cor igual, já criará uma harmonia visual.
Proporção! O visual se vê mais harmônico aos olhos quando uma das estampas está em uma proporção bem maior do que a outra: 70% em uma determinada estampa, e a outra somente uns 10-20-30%. Lembrando que a parte do corpo que conter a maior proporção, será a mais alongada.
Tamanho! No caso de estampas grandes ou chamativas, é interessante que uma seja maior do que a outra. Assim, conseguimos uma hierarquia visual, a qual nosso cérebro tanto gosta.
Outra dica é usar e abusar das combinações do círculo cromático.
Se ambas forem grandes ou chamativas (por exemplo: flores grandes e listras largas), os nossos olhos não sabem para aonde olhar, não sabem o que ler, e por isso a produção fica confusa.
Para saber se os tamanhos estão bons, pare na frente de um espelho e feche os olhos. Abra e veja se seus olhos vão para o mais chamativo, ou se você fica confusa (neste caso, quer dizer que existem muitos pontos focais).
Não diga “não” antes de tentar, prove!
Talvez você descubra que é mais ousada do que imaginava!