O comportamento é mais um dos pilares da nossa Imagem e pode ser definido pela forma como atuamos diante de distintas situações, lugares e pessoas. E essa maneira como nos comportamos demonstra quem realmente somos.
Mas como são definidos esses comportamentos? Por que agimos da forma que agimos?

Desde que nascemos passamos por mudanças que, pouco a pouco, moldam nossa personalidade, nosso caráter, nossa identidade, nossos traços característicos e nossas reações diante dos acontecimentos. E toda essa transformação é influenciada pelo meio no qual estamos inseridos, pelas pessoas com as quais interagimos, pela cultura e por experiências vividas.
Porém, embora cada um desses fatores influencie no processo de construção do nosso comportamento, o ser humano possui a capacidade cognitiva de avaliar as suas ações antes de executá-las. Ou seja, podemos nos “autorregular”, agindo com inteligência nas situações a que somos expostos.
Cada indivíduo é diferente, todos temos nossas fraquezas, mas também temos a habilidade de aprender todos os dias com as nossas experiências. Evoluir como pessoa, ou profissional, depende de conhecermos os nossos pontos a melhorar e as nossas virtudes a explorar.
E não há como falar de comportamento sem falar das habilidades interpessoais, as quais se tornaram o grande ouro da nossa contemporaneidade: compreensão, gentileza, cordialidade, empatia, discrição, tolerância, capacidade de ouvir, tom de voz, polidez …
Para entendermos o outro, precisamos primeiro olhar para nós mesmos. Se não conhecemos o que move as nossas ações será difícil nos relacionarmos com as pessoas, e nos colocarmos no lugar delas antes de julgá-las.
E a forma como tratamos e nos relacionamos com as outras pessoas, influencia diretamente na formação dos nossos vínculos, e até mesmo no nosso sucesso pessoal e profissional.
Os seus comportamentos representam quem você gostaria de ser?