ARQUÉTIPOS

Por que algumas coisas nos parecem agradáveis e inofensivas, gerando sensações de proximidade, enquanto outras nos parecem desagradáveis ou perigosas?

Essa sensação inconsciente causada nas pessoas, a qual é conhecida na psicologia como Inconsciente Coletivo, é um reservatório de imagens, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, as quais herdamos dos nossos ancestrais.

Os arquétipos possuem significados universais, independentemente de cultura ou de época.

Nós não nos lembramos dessas imagens de forma consciente, mas quando as vemos, temos uma predisposição a reagir da mesma forma como faziam os nossos ancestrais. E esta reação está ligada a sobrevivência, e não com a nossa criação ou crenças.

Ao vermos algo, a nossa retina capta essa imagem, a qual vai direto para a nossa amígdala cerebral, que funciona como a nossa intuição. A gente vê e já reage emocionalmente: já sentimos se gostamos ou não, se é agradável, inofensivo ou se nos dá medo. Essa primeira impressão é baseada nos elementos visuais mais relevantes da imagem.

Os elementos visuais básicos de uma imagem são: ponto, linha, forma, textura, volume, dimensão e cor, sendo que as linhas e as formas são as primeiras a serem decodificadas pelo nosso cérebro.

Os elementos visuais estão presentes em tudo, e de acordo com as suas características, transmitem sensações inconscientes de pensamento, julgamento ou ação.

Após a primeira impressão, a informação vai para o córtex, que a região da nossa inteligência. E aí, diante das nossas vivências, experiências, crenças e maneira como fomos criados, formamos o julgamento final.

Como já comentei por aqui, a nossa marca pessoal não é necessariamente o que somos, ou como nos vemos, mas sim, como somos interpretados, ou seja, como os outros compreendem as mensagens que transmitimos.

Entender o que os elementos visuais comunicam é primordial para passarmos uma mensagem intencional que atenda aos nossos objetivos.

No meu processo de consultoria, eu ensino o cliente a utilizar os elementos visuais de forma a transmitir sensações de acordo com o seu desejo de imagem, proporcionando segurança e autoconfiança.

Você usa os elementos visuais a seu favor?