
Os cabelos são muito mais do que a moldura do rosto, eles são tradutores das nossas emoções. Não é à toa que são eles os primeiros a darem um sinal de alerta quando algo não vai bem com a nossa saúde.
Eles estão em harmonia com nosso estado de espírito. Expressam a nossa personalidade, contando um pouco sobre nós e sobre nosso momento de vida.
Por isso, atores e atrizes sempre passam por um processo de caracterização ao iniciarem um novo papel. Para que a sua imagem esteja coerente com a personalidade do personagem, transmitindo suas características e emoções.
Da mesma forma, muitas pessoas que buscam por uma “transformação” na aparência, normalmente estão passando por alguma mudança: emprego, relacionamento, nova etapa na vida …
E mudar os cabelos é a possibilidade mais rápida e eficiente, de se perceber diferente.
Consultoria de Imagem
Na consultoria de imagem eu utilizo técnicas de visagismo que levam em consideração não só a personalidade, coloração pessoal, traços e formatos do rosto, mas também a rotina, momento de vida, ruídos e desejos de imagem do cliente. É um trabalho personalizado que visa propor uma imagem que transmita a essência da pessoa, aliada as suas vontades e necessidades.
Eu apresento as propostas, mas cabe ao cliente decidir qual é a mais apropriada a ele, ao desejo dele, ao estilo de vida dele, e principalmente ao que ele conseguirá manter, sendo feliz. Senão, seria um tipo de mudança que não faria sentido, e que também não permaneceria.
Mudanças
Os cabelos possuem um significado muito importante, tanto para os homens, quanto para as mulheres. Eles nos trazem segurança, força, autoestima e felicidade. Por isso, vou deixar alguns pontos de atenção para que você reflita antes de realizar qualquer alteração em suas madeixas:
1. Tenha certeza sobre a sua motivação.
Como a nossa imagem é um reflexo da nossa personalidade, é normal sentirmos vontade de mudá-la conforme evoluímos.
Mas antes de qualquer mudança, reflita se a sua motivação é realmente essa, ou se trata-se de alguma questão interna, a qual não será resolvida com tesoura, ou com pinceladas de tinta ou descolorante. E se esse for o caso, pode ser que uma alteração na sua aparência te traga mais um problema.
2. Siga a sua moda!

A todo momento surge uma nova tendência, mas antes de entrar nessa veja se ela realmente faz sentido para você, e para a sua vida.
Se parar de pintar os cabelos brancos, ou parar de fazer progressiva, te faz feliz e te faz se sentir mais você, se jogue!
Se os cabelos brancos ainda não te representam, ou se os cabelos lisos ainda são mais práticos para a sua vida atual, continue!
Não existe certo e errado!
Existe o que nos faz feliz, e o que não!
“Blunt bob, long bob, one side bob, double long bob, lateral soft bob, …, @bob, shaggy, blunt cut, bowl cut, pixie, baby bangs, assimétrico, camada, repicado, desfiado, desconectado, franja, curto, medio, longo …”
Não importa o nome, e nem muito menos se “está entre os queridinhos”. Precisa ser o seu queridinho, precisa ter o seu nome, precisa te representar!
Apesar de afetar homens e mulheres, o dilema da aceitação ainda afeta mais o público feminino. As mulheres se comparam mais umas às outras e, por isso, apresentam um nível maior de insatisfação. Para muitas, a mulher perfeita sempre será a outra, alimentando um ciclo de insatisfação que nunca termina.
Renovar é sempre bom, nos faz sair da zona de conforto, nos movimenta. Mas tome essa decisão porque ela te representa, e não porque é a tendência atual ou porque a amiga fez.
3. Respeite o seu ritmo.
Na consultoria de imagem, como em qualquer outra profissão que lide com pessoas, é importante ter um olhar treinado para identificar o perfil comportamental do cliente. Porque além de outros fatores, é necessário entender o ritmo dele.

Alguns clientes lidam com as mudanças de um jeito bem dinâmico. São pessoas que não gostam da rotina, que estão sempre em busca de novidades. E isso acaba se traduzindo no seu visual.
Outros gostam de estar na sua zona de conforto, e não se adaptam muito bem às mudanças. Quando trata-se de uma alteração em sua aparência, se estressam e não se sentem eles próprios. Precisam de tempo para assimilar qualquer proposta, e as mudanças precisam acontecer de forma bem gradual.
Por isso, tenha certeza sobre o que você quer, e principalmente sobre o que será feito no seu cabelo.
Cuidado com a frase: cabelo cresce!
Sim, ele cresce. Mas se você possui um temperamento mais conservador e não se identificar com o novo visual, enquanto ele não crescer, você poderá ter momentos de insatisfação, frustração e baixa autoestima.
O nosso perfil comportamental diz muito sobre nossas atitudes diante dos acontecimentos da vida. Conhecê-lo é muito importante para nos entendermos, e para sabermos o que nos faz feliz, e o que não.
4. Entenda a sua personalidade.
Infelizmente, vejo companheiros de profissão estimulando mudanças radicais visando atingir determinada imagem. Mas tenho ressalvas em relação a isso.
É fundamental avaliar se a personalidade do cliente comporta o resultado proposto. Por exemplo, pessoas discretas e sensíveis normalmente não se sentem bem com visuais modernos e criativos. Elas entram em conflito com a própria imagem, o que gera dúvidas e inseguranças. E neste caso, não é uma questão de adaptação.
Existem muitas outras técnicas e ferramentas que podemos utilizar, sem que afete a personalidade do cliente: armações de óculos, tecidos, modelagens, maquiagens, acessórios, postura, dicção, proporções … e nos cabelos podemos trabalhar penteados e texturas.
Uma imagem de força, por exemplo, poderia ser reforçada com cabelos lisos ou presos:
A consultoria de imagem não deve moldar ninguém. A adequação é da pessoa, pro universo dela, pro valores dela, pro tipo de vida dela e só ela sabe como ela se sente bem.
5. Avalie a manutenção necessária.
Tão importante quanto fazer uma mudança, é mantê-la.

Avalie o seu orçamento. Algumas mudanças requerem um orçamento significativo, tanto para realizá-las, quanto para mantê-las. É necessário fazer este planejamento.
Verifique o seu tempo. Outro ponto super importante é referente ao tempo que você precisará dispensar para manter a mudança. Seja ele, o de você ter que ir ao salão todas as vezes que necessitar lavar os cabelos, ou o que você mesma precisará dedicar para finalizá-lo.
Então, antes de qualquer alteração no seu cabelo, veja se a sua rotina também comporta esse tempo, inclusive nas viagens.
Pode parecer um tema sem importância, mas a nossa felicidade está diretamente relacionada ao nosso bem-estar. Então, qualquer mudança só faz sentido se for para nos deixar melhores e mais felizes.
E lembre-se, muito mais importante do que ter um cabelo que represente algo, é ele nos representar!